Solenidade de premiação

Local e data

A solenidade de premiação da OCZM 2019, na qual serão entregues os troféus, certificados e livros de apoio para a formação matemática aos medalhistas da olimpíada, ocorrerá no auditório do IFPB - Campus Cajazeiras, no dia 31 de agosto de 2019, a partir das 9 horas.

Palestrante

Neste ano, contaremos com a presença do palestrante João Lucas Lopes Gambarra, medalhista em sete edições consecutivas (de 2005 a 2011) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Concluinte do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba, João Lucas, que conquistou 5 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze enquanto cursava o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, irá partilhar um pouco da sua experiência com as olimpíadas e relatar como a Matemática transformou, e continua transformando, sua vida.

Para que você perceba o quão divertida e engrandecedora será essa palestra, segue um resumo do que João preparou para nos apresentar.


O acaso é um caso particular do acaso

Quão aleatório é, de fato, o universo em que vivemos? Como o acaso está presente em nossas vidas e como fez parte de importantes - e irrelevantes - fatos históricos? E a Lei de Murphy, é verdadeira? Em uma viagem que parte da origem do universo até a data desta palestra, um relato de alguém que viu algumas coisas na vida acontecerem ao acaso, tem seu presente diretamente influenciado pelas Olimpíadas de Matemática e percebeu que, na verdade, nada acontece por acaso.


Contamos com a sua presença!